COMPARTILHAR
Auditoria do PSDB não encontrou fraude nas eleições de 2014
Ao contrário do que afirma a notícia falsa, partido descartou hipótese de adulteração do resultado do pleito
Publicado em 28/07/2021 às 15:35, atualizado em 17/09/2022 às 13:00
Circulou nas redes sociais uma postagem que reproduz um vídeo gravado por um deputado federal com o resultado de uma auditoria realizada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após as Eleições Gerais de 2014.
A publicação visa confundir o eleitor ao sugerir que, no documento apresentado pelo político, estaria uma suposta comprovação de que aquele pleito teria sido fraudado.
Fato ou Boato?
O partido realmente solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permissão para auditar os sistemas de votação, apuração e totalização de votos depois do pleito realizado em 2014.
O pedido foi prontamente aceito pelo Tribunal, que disponibilizou a estrutura e forneceu as informações necessárias para que a sigla fizesse a inspeção.
A questão é que, ao contrário do que sugere a peça desinformativa, a auditoria feita pelo PSDB não constatou nenhuma irregularidade no processo eleitoral.
O vídeo, portanto, foi reproduzido de uma maneira enganosa para dar a entender que, no relatório mostrado pelo deputado, estariam contidas provas de que o processo eleitoral havia sido manipulado.
O fato é que a auditoria feita pelo partido concluiu que não foram identificadas fraudes nas Eleições Gerais de 2014.
A mentira foi esclarecida tanto pelo TSE quanto por agências de checagem, que conferiram o material publicado na época e descartaram qualquer hipótese de interferência no resultado da votação.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Auditoria do PSDB, citada por Bolsonaro, não encontrou fraudes nas eleições
-
Eleição: Auditoria do PSDB, citada por Bolsonaro, não encontrou fraude