COMPARTILHAR
Cidades não vão parar por três meses depois das eleições municipais
Não há previsão de lockdown programado pelo governo do Ceará; informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela coordenação de imprensa do Estado
Publicado em 27/10/2020 às 17:35, atualizado em 17/09/2022 às 15:35
Circula pelas redes sociais um áudio que afirma que o governo do Ceará planeja uma paralisação de três meses a partir de 16 de novembro, um dia depois da votação do primeiro turno das eleições municipais. Segundo o autor da mensagem, o Ceará já está com quase 100% de ocupação de leitos nos hospitais em razão da Covid-19.
Não há previsão de paralisação, lockdown ou medidas similares programadas pelo governo do Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde e também pela coordenação de imprensa do Estado. A secretaria de comunicação do Ceará compartilhou uma arte em que desmente a peça de desinformação.
Também não procede a informação de que o Ceará esteja com quase 100% dos leitos de UTI ocupados em razão da Covid-19. Até às 14h20 desta segunda (26), a taxa de ocupação nos hospitais cearenses era de 55,5%. A maior taxa de ocupação de leitos de UTI no Estado foi de 90,9%, registrada em maio deste ano. Os dados são do IntegraSus, portal de indicadores sobre o novo coronavírus.
O boletim epidemiológico mais recente do governo cearense sobre a doença, divulgado no dia 22 de outubro, indica que o Estado teve um aumento de 1,6% em número de casos e redução de 55,2% de óbitos registrados na última semana em relação a anterior. No total, desde março até até 17 de outubro, foram confirmados 265.680 casos da doença no Ceará.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo