COMPARTILHAR
Checagem esclarece sobre urnas transportadas em Fortaleza (CE)
É falso que urnas foram furtadas por partidários de candidato a prefeito da capital cearense
Publicado em 19/11/2020 às 13:20, atualizado em 18/09/2022 às 11:28
Circula pelas redes sociais um vídeo em que dois homens vestidos vestindo amarelo recolhem urnas eletrônicas em um caminhão. A legenda da publicação informa que os equipamentos estariam sendo furtados por partidários de Sarto, candidato do PDT à prefeitura de Fortaleza (CE).
A informação é falsa.
A Polícia Federal conduziu os ocupantes do caminhão para averiguação após a divulgação do vídeo e concluíram que eles estavam transportando regularmente as urnas eletrônicas da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para o depósito. A remoção dos equipamentos ocorreu depois da votação e apuração dos votos por meio da impressão dos Boletins de Urna (BUs), e, portanto, não teve qualquer efeito sobre os resultados das eleições
O delegado Paulo Henrique Oliveira Rocha, da Polícia Federal,informou à imprensa que a denúncia não tinha fundamento. “Uma guarnição abordou o caminhão e achou por bem levar para a superintendência para a verificação. Chegando lá, foi verificado que era um procedimento de recolhimento de urnas regular, dentro do planejamento do TRE e por todos os TREs do Brasil no final da votação. Há um veículo que sai recolhendo para guardar em um depósito do Tribunal. Não há nada irregular na conduta do caminhoneiro que foi abordado pela PM”, afirmou.
Já o Tribunal Regional Eleitoral cearense divulgou nota informando que o recolhimento das urnas eletrônicas após encerrada a votação é um procedimento logístico previsto no decorrer das eleições. “O referido transporte é uma dentre diversas situações corriqueiras de coordenação administrativa, amparadas por lei e previstas em toda a logística nacional de recolhimento das urnas eletrônicas, sendo infundada a ilação de que tais equipamentos estavam sendo ‘furtados’ ou levados a locais com finalidade diversa da contratual”, diz.
Apesar de não existir qualquer irregularidade com o transporte das urnas, de acordo com o TRE, o uso de camisetas da cor amarela configurou em uma quebra contratual. O contrato proíbe o uso de vestimentas que façam referência a algum tipo de propaganda política. “Internamente foi aberto procedimento para penalizar a empresa por descumprimento contratual (…) e o motorista/ajudante serão substituídos para o segundo turno”, diz em nota.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Caminhão rouba urnas em Fortaleza e prova fraude nas eleições 2020 #boato
-
A Polícia Federal apreendeu em Fortaleza um caminhão com urnas eletrônicas roubadas?
-
É #FAKE que transporte de urnas em Fortaleza aponte fraude eleitoral | Fato ou Fake | G1