Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Diferença entre número de habitantes e total de votos não significa que houve fraude eleitoral

COMPARTILHAR

Diferença entre número de habitantes e total de votos não significa que houve fraude eleitoral

Divergência pode ocorrer porque pessoas podem se inscrever para votar fora do seu lugar de residência

Publicado em 28/11/2020 às 16:55, atualizado em 18/09/2022 às 11:11

Diferença entre número de habitantes e total de votos não significa que houve fraude eleitoral

Uma notícia veiculada pelo site G1 tem circulado fora de contexto em redes sociais com o objetivo de insinuar que houve fraude eleitoral na Paraíba. Isso porque em 13 municípios o número de votos válidos registrado foi maior do que o número de habitantes das localidades.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PA) informou que isso ocorreu porque eleitores podem se inscrever para votar em lugares diferentes da localidade onde moram.

Segundo a matéria do G1, 13 municípios paraibanos tiveram mais votos do que habitantes e 31 localidades têm mais eleitores do que moradores. Esse é um fato comum, na realidade. Em 2020, o número de municípios brasileiros com mais votantes do que habitantes cresceu 60% em relação a 2018, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). São 493 cidades, 8,8% do total de municípios do país.

As razões para isso acontecer podem ser muitas. As estatísticas desatualizadas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelos censos populacionais, é uma delas. Outra possibilidade são as relações afetivas que moradores que migraram para outras cidades têm com a localidade de origem.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo