Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso que atuar como mesário suspende recebimento do auxílio-emergencial e outros benefícios sociais

COMPARTILHAR

É falso que atuar como mesário suspende recebimento do auxílio-emergencial e outros benefícios sociais

Trabalhar como mesário não cancela ou suspende benefício que o cidadão receba, como o Bolsa-Família e outros

Publicado em 08/10/2020 às 16:30, atualizado em 17/09/2022 às 13:30

É falso que atuar como mesário suspende recebimento do auxílio-emergencial e outros benefícios sociais

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando que ser mesário suspenderia o auxílio-emergencial, assim como outros benefícios sociais. Essa narrativa foi inicialmente denunciada à Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas e, posteriormente, outros cidadãos entraram em contato com o respectivo TRE questionando a veracidade dessa informação.

O TRE/AL esclareceu os fatos em sua página oficial no Facebook, explicando que ser mesário não suspende o auxílio-emergencial do governo federal. Além disso, trabalhar como mesário não cancela ou suspende nenhum benefício que o cidadão receba, como o Bolsa-Família, o BPC entre tantos outros. Ainda de acordo com o Núcleo de Combate à Desinformação nas Eleições 2020, do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, para facilitar o recebimento do benefício por uma maior parcela da população, a Receita Federal liberou o pagamento para todos os eleitores que estavam com os títulos cancelados ou com pendências com a Justiça Eleitoral.

O serviço prestado como mesário não é remunerado, mas o mesário recebe auxílio-alimentação, atualmente no valor máximo de R$35,00 (trinta e cinco reais), conforme Portaria-TSE nº 154 de 24 de fevereiro de 2017. Outro benefício de ser mesário é ter dois dias de folga por dia trabalhado. Se tiver segundo turno, serão mais dois dias, totalizando quatro dias de folga. Os dias de treinamento, quando necessário, também contam para receber a folga do trabalho.

 

Os estudantes universitários que trabalharem nas eleições ainda possuem outra vantagem. O serviço pode ser validado como horas complementares nas instituições conveniadas ao Projeto Universidade Amiga. Nesse caso, são 30 horas por turno trabalhado.

 

Para completar uem prestar concurso público também ganha outros benefícios. Além da isenção da taxa de inscrição, o fato de ter trabalhado em eleições serve como critério de desempate.

 

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo