COMPARTILHAR
Eleitores falecidos de Camaçari (BA) não votaram nas Eleições 2022; site “Veja Seu Voto” não é fonte oficial de informação
Títulos das três pessoas citadas no no vídeo foram cancelados. Nomes delas sequer constam no caderno de votação. Saiba mais:
Publicado em 10/11/2023 às 20:30, atualizado em 09/08/2024 às 18:00
Conteúdo analisado:
Em um vídeo que circulou em novembro de 2023 nas redes sociais, uma mulher mostra certidões de óbito da sogra, do sogro e da mãe – todos moradores da cidade de Camaçari (BA) e falecidos em 2011, 2016 e 2020 – e afirma que, ao digitar o número do CPF deles no site “Veja Seu Voto”, obteve a informação de que essas pessoas teriam votado nas Eleições Gerais de 2022.
A autora do vídeo também filma o próprio comprovante de votação e afirma que, embora tenha comparecido às urnas, no site consta que o voto dela não foi computado no último pleito.
Na gravação, ela se apresenta como Marlene Carvalho Silva e também reclama que, apesar de ter solicitado a mudança para o nome de casada no cadastro eleitoral, o resultado da consulta feita no site retorna com o nome de solteira.
Por que é boato?
Em primeiro lugar, é importante saber que o site acessado pela autora da gravação é falso e pode representar um risco, pois os dados que são informados pelas eleitoras ou eleitores durante a consulta podem ser utilizados de forma indevida. O assunto, inclusive, já foi desmentido pela Justiça Eleitoral em uma oportunidade anterior.
Confira a explicação sobre o site Veja Seu Voto.
Urna eletrônica preserva sigilo do voto
Os votos digitados na urna eletrônica pelas eleitoras e eleitores brasileiros são sigilosos. Isso quer dizer que não é possível saber, por meio de uma consulta a este ou a qualquer outro site, em quem a pessoa votou.
E tem mais: como os votos são gravados de forma embaralhada em um arquivo chamado Registro Digital do Voto (RDV), nem a própria Justiça Eleitoral detém essa informação porque não há como associar o nome da pessoa ao número digitado ou à candidatura escolhida pelo eleitorado.
Saiba tudo sobre o Registro Digital do Voto.
Eleitores falecidos não votaram
Além disso, todos os títulos dos eleitores falecidos citadas na filmagem estão cancelados. Ou seja, essas pessoas não votaram em 2022, nem em pleitos realizados anteriormente. Os nomes delas também não constam na listagem de eleitores que votam naquelas seções eleitorais.
Também é falsa a informação de que a autora da gravação não teve o voto computado no segundo turno das Eleições 2022. Muito pelo contrário: ela compareceu aos dois turnos das Eleições 2022, está com título de eleitor regular e não possui nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral.
Site consultado não é uma fonte confiável de informação
Vale reforçar, ainda, que o nome que consta no cadastro eleitoral é aquele mostrado no comprovante de votação e não o que aparece no site Veja Seu Voto, que não pertence ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não pode ser considerado como uma fonte oficial para consulta de qualquer informação confiável sobre as eleições brasileiras.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
É falso que mortos votaram em Lula; títulos foram cancelados em 2018
-
Vídeo mostra site falso para alegar que mortos teriam votado nas eleições de 2022
-
Vídeo mostra site falso para alegar que mortos teriam votado em 2022