Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Emissora de TV não fez reportagem admitindo possibilidade de fraude nas urnas

COMPARTILHAR

Emissora de TV não fez reportagem admitindo possibilidade de fraude nas urnas

Vídeo compartilhado pelo WhatsApp omitiu trechos da matéria, exibida em 2008, para lançar suspeitas sobre a credibilidade das eleições brasileiras

Publicado em 23/08/2021 às 16:30, atualizado em 21/12/2022 às 16:24

Emissora de TV não fez reportagem admitindo possibilidade de fraude nas urnas

Em agosto de 2021, circulou no aplicativo WhatsApp uma versão editada de uma reportagem feita por uma emissora de televisão. Na gravação, um homem afirmava ter a senha do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e usar essa suposta vantagem para acessar as urnas eletrônicas.

Vídeo foi editado

A gravação compartilhada no aplicativo de mensagens difere do material original, exibido em 17 de agosto de 2008. Uma parte, na qual os apresentadores do programa esclarecem que as “facilidades” vendidas eram, na verdade, um golpe aplicado por uma pessoa sem ligação com a Justiça Eleitoral, foi intencionalmente cortada do vídeo para lançar suspeitas sobre as eleições brasileiras.

Além disso, a edição que circulou nas redes omite a fala de um professor especialista em computação que descartava a hipótese de fraude nas urnas eletrônicas.

Também foi retirada do conteúdo compartilhado a entrevista realizada pela emissora de TV com o ministro Carlos Ayres Britto, que presidia o TSE na época. Ele explicou à rede de televisão que o homem não poderia ter acesso à senha, pois ela sequer havia sido criada.

Veja o vídeo completo, sem edição, na checagem realizada pelo G1 Fato ou Fake.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo