COMPARTILHAR
Ex-ministro do GSI general Etchegoyen não disse que houve manipulação no resultado das Eleições 2022
Legenda que acompanha vídeo com entrevista do militar inventa números para sugerir fraude eleitoral
Publicado em 11/07/2023 às 20:05, atualizado em 02/08/2023 às 16:41
Um vídeo de uma entrevista do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, foi reproduzido de forma enganosa no Facebook. A publicação vem acompanhada de uma legenda afirmando que o candidato à Presidência derrotado nas Eleições Gerais de 2022 teria ganhado no primeiro e segundo turnos com mais de 73% dos votos.
Por que é boato?
Em nenhum momento da entrevista, originalmente concedida a uma emissora de televisão de Porto Alegre (RS), o general alega que houve fraude no pleito realizado em outubro de 2022. No vídeo, ele tece comentários pessoais sobre o cenário político-eleitoral brasileiro na época da votação, mas não questiona a integridade do sistema eleitoral.
A legenda que acompanha a postagem também engana ao afirmar que a candidatura derrotada ganhou a eleição com 73%. Na verdade, o candidato recebeu 43,20% dos votos no primeiro turno e 49,10% no segundo turno.
Já o opositor obteve 48,43% dos votos no primeiro e 50,90% no segundo turno. Como angariou uma quantidade superior de votos válidos, o candidato venceu a disputa e foi diplomado como presidente da República.
Isso demonstra que os números citados pela publicação foram inventados e não coincidem com o resultado apurado pelas urnas eletrônicas e posteriormente divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Ex-ministro do GSI general Etchegoyen não disse que houve manipulação no resultado das Eleições 2022
-
Etchegoyen não disse que resultado das eleições de 2022 foi manipulado