Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / General Etchegoyen não evitou "fraude total" nas Eleições 2018; pleito ocorreu sem irregularidades

COMPARTILHAR

General Etchegoyen não evitou "fraude total" nas Eleições 2018; pleito ocorreu sem irregularidades

Boato que ganhou força nas redes em julho de 2021 foi desmentido pelo próprio ex-ministro

Publicado em 27/07/2021 às 16:05, atualizado em 17/09/2022 às 13:02

General Etchegoyen não evitou "fraude total" nas Eleições 2018; pleito ocorreu sem irregularidades

Uma imagem muito compartilhada no Facebook em junho de 2021 afirmava que o general da reserva Sérgio Etchegoyen, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, teria evitado uma “fraude total” nas Eleições Gerais de 2018. Segundo o texto, a presença do militar no processo de apuração dos votos teria sido responsável por evitar que o Brasil fosse transformado em “uma Cuba ou Venezuela”.

A verdade dos fatos

Notícias da época desmentem a peça de desinformação disseminada nas redes sociais. O ex-ministro disse a jornalistas que confiava nas urnas eletrônicas e também descartou qualquer risco de manipulação dos resultados do pleito.

O general também participou de diversos eventos realizados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escreveu um artigo para a publicação “TSE nas Eleições 2018”, que reuniu as experiências dos integrantes do Gabinete Estratégico formado para enfrentar a desinformação no pleito daquele ano. O militar da reserva era um dos componentes do grupo.

Além disso, a declaração que circulou nas redes foi desmentida pelo próprio ex-ministro à agência de checagem Estadão Verifica. De acordo com o veículo, ele lamentou o ocorrido e reclamou da atuação de uma “guerrilha digital” que estaria cometendo injustiça ao questionar a integridade da Corte Eleitoral.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo