Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Homem engana ao afirmar que percentual de votos de candidatos à Prefeitura de SP não sofreu mudanças ao longo da apuração

COMPARTILHAR

Homem engana ao afirmar que percentual de votos de candidatos à Prefeitura de SP não sofreu mudanças ao longo da apuração

Alegação é desmentida pelos próprios vídeos divulgados por ele. Além disso, eventual estabilidade não é indício de fraude. Entenda

Publicado em 08/10/2024 às 00:00, atualizado em 08/10/2024 às 17:58

    Homem engana ao afirmar que percentual de votos de candidatos à Prefeitura de SP não sofreu mudanças ao longo da apuração

    Conteúdo analisado

    Circulam, nas redes sociais, vídeos gravados por um homem que afirma que o percentual de votos recebidos pelas candidaturas ao cargo de prefeito de São Paulo não sofreu variações à medida que a apuração dos votos avançava. O autor da gravação mostra os percentuais dos candidatos mais bem colocados em três momentos da totalização dos votos: com 47,71% das urnas apuradas, 58,51% e 89,17%.

    A suposta estabilidade nos índices indicaria, segundo ele, que houve fraude nas Eleições Municipais de 2024. O homem diz ainda que a mesma situação teria ocorrido no último pleito municipal, realizado em 2020.

    É mentira que o percentual de votos para prefeitura de São Paulo não mudou durante a apuração. As alegações são desmentidas pelos próprios vídeos compartilhados pelo autor da gravação, havendo alterações decimais conforme a apuração avançava. Com 47,71% das urnas do município de São Paulo apuradas, o vídeo mostra que os três candidatos mais votados para prefeitura tinham 29,29%, 29,23% e 28,28%. No segundo vídeo, gravado quando a apuração estava em 58,51%, houve uma mudança nos quantitativos: o primeiro colocado tinha 29,37% dos votos, o segundo 29,18% e o terceiro 28,13%. As últimas imagens mostravam a apuração em 89,17% e a porcentagem das candidaturas também variou: 29,56%, 28,89%, 28,23%.

    Estabilidade não indica que eleição foi fraudada

    O eleitorado da cidade de São Paulo é o maior do país, com mais de 6,7 milhões de votos no 1° turno. Por conta disso, mudanças drásticas nas estatísticas demandam uma quantidade grande de votos. Os percentuais variaram pouco devido ao acirramento da disputa, que só foi definida com a apuração de cerca de 99% dos votos.

    Por esse mesmo motivo, nas Eleições de 2020, o percentual das candidaturas também sofreu poucas alterações ao longo do processo de totalização dos votos.

    Urnas são apuradas logo após o encerramento da votação

    Além disso, o resultado de cada eleição é conhecido pelas eleitoras e pelos eleitores logo que o processo de votação é encerrado, com a emissão do Boletim de Urna (BU), impresso pela urna eletrônica em cinco vias. Uma delas fica afixada na porta da seção eleitoral para conferência de qualquer pessoa interessada. Esse mesmo documento também é divulgado publicamente na página Resultados do TSE.

    * Com informações do TRE-SP