COMPARTILHAR
Mesários não podem transferir votos abrindo sistema de urna eletrônica
Aparelho possui registro de todas as operações executadas no aparelho, inviabilizando qualquer tentativa de fraude
Publicado em 14/11/2020 às 16:40, atualizado em 17/09/2022 às 16:24
Uma publicação muito compartilhada no Facebook em novembro de 2020 levantou suspeita sobre a atuação das mesárias e mesários durante o dia da eleição. O texto afirmava que os voluntários poderiam “abrir o sistema” com a senha e “descarregar votos” nos candidatos de sua preferência.
A informação é completamente falsa. Os mesários não podem adulterar o resultado da eleição. Além disso, todo o trabalho feito pela equipe é acompanhado de perto pelos fiscais de partido.
Log da urna
Toda urna eletrônica possui log, um arquivo dentro do qual são registradas todas as operações realizadas no aparelho desde a preparação até o encerramento da votação. Nele estão gravados, por exemplo, o horário de início e encerramento da votação, aplicativos executados e eventuais procedimentos de contingência.
Esse arquivo é disponibilizado para conferência de partidos políticos e outras entidades legitimadas a participar das auditorias do sistema eletrônico de votação. Qualquer tentativa de fraude seria facilmente identificada por meio da análise do log da urna, que, a partir das Eleições Gerais de 2022, também será publicado no Portal do TSE na internet.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo