COMPARTILHAR
É falso que todas as zonas eleitorais de São Paulo tiveram o mesmo resultado em 2020
Peças de desinformação distorceram interpretação de resultado das eleições para sugerir fraude eleitoral
Publicado em 23/11/2020 às 18:35, atualizado em 18/09/2022 às 11:26
Pouco antes do segundo turno das Eleições Municipais de 2020, foram divulgadas na internet diversas postagens que questionavam o resultado do pleito em São Paulo. Uma das versões afirmava que 20 zonas eleitorais do estado tiveram resultados iguais. Outro rumor dizia que o resultado teria sido semelhante em 56 das 58 zonas eleitorais de SP. Ambos argumentavam que essa semelhança seria indício de que as eleições teriam sido fraudadas.
Fato ou boato?
Os dois conteúdos são enganosos e distorcem as estatísticas da votação no estado. Por mais que as posições dos candidatos mais votados sejam as mesmas em algumas zonas, as porcentagens de votos recebidos pelas candidaturas são diferentes. Ou seja, o resultado não foi rigorosamente igual nas zonas eleitorais, como dizem as peças de desinformação.
Além disso, conforme explicou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época, uma eventual estabilidade no percentual não pode ser considerada como um indício de fraude, pois indica apenas que houve homogeneidade nos votos recebidos durante a fase de totalização.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
É falso que todas as zonas eleitorais de São Paulo tiveram o mesmo resultado | Aos Fatos
-
É falso que zonas eleitorais de São Paulo tenham registrado resultados iguais | Checamos
-
É falso que 20 zonas eleitorais de São Paulo tenham registrado votação ‘igual’ no primeiro turno