COMPARTILHAR
Notícias desmentem fake sobre alteração de votos em Belford Roxo (RJ)
Ex-candidato a vereador da cidade do Rio de Janeiro levantou suspeitas sobre a votação de dois candidatos de Belford Roxo (RJ)
Publicado em 23/11/2020 às 10:15, atualizado em 18/09/2022 às 11:24
Alan Lopes, ex-candidato a vereador da cidade do Rio de Janeiro, levantou suspeitas sobre a votação de dois candidatos a vereador de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Para isso, ele utilizou uma matéria publicada no site do jornal Extra, no dia 18 de novembro de 2020, que falava sobre uma mesma quantidade de votos recebida por tais candidatos: 3.033.
Segundo as alegações do ex-candidato, a repercussão do que seria um indício de fraude – a mesma quantidade de votos recebida por dois candidatos – teria feito com que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) "alterasse" o resultado das eleições, deixando um com 3.043 votos e o outro com 3.046.
A informação é falsa: o TRE-RJ não alterou o número de votos dos dois candidatos de Belford Roxo após a publicação da matéria no site do jornal Extra. Inclusive, após a apuração de 100% das urnas, constatou-se que os concorrentes não tiveram a mesma quantidade de votos.
De fato, matéria publicada no site do jornal Extra induz ao erro, porque considerou apenas uma das parciais da votação para vereador no município de Belford Roxo, não o número real com 100% das urnas apuradas.
No dia 16 de novembro de 2020 (dois dias antes da publicação da matéria usada na desinformação), foi publicado o resultado final da apuração em Belford Roxo. No resultado, se vê claramente que o candidato Sidney Canella teve 3.046 votos e que o candidato Dudu Canella recebeu 3.043 votos. Ambos foram eleitos vereadores.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo