COMPARTILHAR
Post distorce fala de ministro Luís Roberto Barroso sobre eleições em Roraima
Peça foi usada para atacar magistrado e questionar credibilidade das urnas eletrônicas, depois que a Câmara dos Deputados barrou a PEC do voto impresso
Publicado em 17/08/2021 às 12:20, atualizado em 20/05/2024 às 19:20
Uma fala do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, foi compartilhada fora de contexto para insinuar que teria sido armada a votação na Câmara dos Deputados que barrou a impressão do voto nas eleições brasileiras.
Interpretação distorcida
A narrativa enganosa surgiu da interpretação distorcida de uma declaração do ministro à TV Câmara, feita em junho de 2021. A entrevista original mostra o ministro comentando uma frase que ouviu do senador Mecias de Jesus (Republicanos) em relação às suspeitas de fraude nas eleições em Roraima na época do voto em cédulas de papel.
O que realmente ocorreu
Em uma reunião realizada no dia 8 de junho, o parlamentar relatou ao ministro Luís Roberto Barroso que havia ganhado duas vezes as eleições no estado na época do voto em papel, mas que a vitória “lhe havia sido tomada”. No encontro, o senador Mecias de Jesus acrescentou ainda que a eliminação das fraudes após a adoção do voto eletrônico fizeram com que ele pudesse obter a vaga.
Ao comparecer à Câmara dos Deputados no dia seguinte, o ministro narrou a história que ouviu do senador e repetiu, em tom de brincadeira, a passagem que a resumia: “Eleição em Roraima não se ganha, se toma”.
No título do conteúdo desinformativo, a palavra “Roraima”, claramente dita pelo ministro, foi suprimida para distorcer a declaração do ministro e retirá-la de contexto para questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Bolsonaristas distorcem frase de Barroso sobre eleições em Roraima
-
Barroso reproduzia relato de senador quando disse que “eleição em Roraima não se ganha, se toma”
-
Barroso reproduzia relato de senador quando falou sobre eleição em Roraima
-
Barroso reproduzia relato de senador quando disse que ‘eleição em Roraima não se ganha, se toma’