Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Post distorce fala de ministro Luís Roberto Barroso sobre eleições em Roraima

COMPARTILHAR

Post distorce fala de ministro Luís Roberto Barroso sobre eleições em Roraima

Peça foi usada para atacar magistrado e questionar credibilidade das urnas eletrônicas, depois que a Câmara dos Deputados barrou a PEC do voto impresso

Publicado em 17/08/2021 às 12:20, atualizado em 20/05/2024 às 19:20

Post distorce fala de ministro Luís Roberto Barroso sobre eleições em Roraima

Uma fala do então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, foi compartilhada fora de contexto para insinuar que teria sido armada a votação na Câmara dos Deputados que barrou a impressão do voto nas eleições brasileiras.

Interpretação distorcida

A narrativa enganosa surgiu da interpretação distorcida de uma declaração do ministro à TV Câmara, feita em junho de 2021. A entrevista original mostra o ministro comentando uma frase que ouviu do senador Mecias de Jesus (Republicanos) em relação às suspeitas de fraude nas eleições em Roraima na época do voto em cédulas de papel.

O que realmente ocorreu

Em uma reunião realizada no dia 8 de junho, o parlamentar relatou ao ministro Luís Roberto Barroso que havia ganhado duas vezes as eleições no estado na época do voto em papel, mas que a vitória “lhe havia sido tomada”. No encontro, o senador Mecias de Jesus acrescentou ainda que a eliminação das fraudes após a adoção do voto eletrônico fizeram com que ele pudesse obter a vaga.

Ao comparecer à Câmara dos Deputados no dia seguinte, o ministro narrou a história que ouviu do senador e repetiu, em tom de brincadeira, a passagem que a resumia: “Eleição em Roraima não se ganha, se toma”.

No título do conteúdo desinformativo, a palavra “Roraima”, claramente dita pelo ministro, foi suprimida para distorcer a declaração do ministro e retirá-la de contexto para questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo