Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / São falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados

COMPARTILHAR

São falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados

Justiça Eleitoral esclarece que, momentaneamente, houve uma sobreposição de dados referentes a votos de candidatos a prefeito e a vereador

Publicado em 25/11/2020 às 12:40, atualizado em 18/09/2022 às 11:18

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que são falsas as postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos pelo país tiveram votos duplicados ou alterados pela Justiça Eleitoral. Na última segunda-feira (23), durante uma atualização, pôde ser observada em algumas cidades – e por poucas horas – uma sobreposição de dados referentes a votos de candidatos a prefeito e a vereador.

A situação foi constatada nas cidades de Curitiba (PR), Ilhéus (BA) e Garanhuns (PE). O TSE informou imediatamente a todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a respeito do caso e fez as atualizações necessárias. O que houve momentaneamente, portanto, foi uma sobreposição de dados, e não uma duplicação de votos.

A apuração dos votos é conferível e auditável. Terminada a votação, a urna emite um comprovante impresso chamado Boletim de Urna (BU), com a quantidade de votos dados a cada candidato. Os boletins são impressos em cinco vias e entregues a partidos. Além disso, é possível pedir acesso ao juiz da respectiva zona eleitoral. Os dados podem ser conferidos no Portal do TSE.

PlaySão falsas postagens nas redes sociais que afirmam que candidatos tiveram votos alterados

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo