COMPARTILHAR
Seção eleitoral de Confresa (MT) registrou todos os votos para um candidato
Convergência de votos é comum em áreas indígenas e quilombolas
Publicado em 02/11/2022 às 13:40, atualizado em 08/11/2022 às 19:32
Circula nas redes sociais vídeo em que um cidadão demonstra que na seção eleitoral 158, localizada no município de Confresa, em Mato Grosso, todos os votos registrados no 2º turno foram para apenas um candidato.
Fato ou Boato?
Acerca da publicação o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) esclarece que a seção eleitoral 158 de Confresa fica em uma comunidade indígena e todos os eleitores e eleitoras que ali votam são indígenas. É comum neste tipo de localidade, bem como em áreas quilombolas, que haja convergência nos votos.
A votação em um único candidato também ocorreu com as seções 431 e 461 do município de Barra do Garças (MT), nas quais o candidato do PT teve, respectivamente, 238 e 81 votos contra 1 voto do candidato à reeleição. Já na seção eleitoral 93, situada em Campo Novo do Parecis (MT), foram 5 votos para o PT contra 64 votos para o candidato do PL.
Tal fato também foi observado no primeiro turno das Eleições 2022 em 14 estados brasileiros.
A disseminação de vídeos e posts que distorcem os fatos tem o intuito ilegal de manipular a opinião pública contra a lisura do processo eleitoral, promovendo o descrédito quanto à segurança das urnas eletrônicas e semeando a convicção de que o resultado foi fraudado.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Seção eleitoral em Mato Grosso registrou todos os votos para um candidato
-
Urna em Mato Grosso com 100% dos votos para Lula não é prova de fraude eleitoral
-
Seção com 100% dos votos válidos para Lula não é indício de fraude
-
É falso que seção sem voto para Bolsonaro no MT comprova fraude eleitoral