Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Totalização dos votos em cidades do Brasil e do exterior só foi iniciada às 17h do horário de Brasília

COMPARTILHAR

Totalização dos votos em cidades do Brasil e do exterior só foi iniciada às 17h do horário de Brasília

Notícias que circularam na internet afirmavam que imprensa teria divulgado vitória de candidato à Presidência em países estrangeiros

Publicado em 02/10/2022 às 19:40, atualizado em 06/10/2022 às 19:13

Totalização dos votos em cidades do Brasil e do exterior só foi iniciada às 17h do horário de Brasília

No dia do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, realizado em 2 de outubro, diversas notícias falsas sobre uma suposta vitória de um candidato à Presidência da República na votação realizada no exterior circularam na internet. Uma delas afirmava que a Jovem Pan teria noticiado a eleição do político na Nova Zelândia, com 99% dos votos apurados nos países. Também é dito nas mensagens que pesquisas de boca de urna realizadas na Austrália e no Japão indicariam vitória “avassaladora” do tal concorrente. Existem, ainda, algumas postagens anunciando a suposta vitória em Nagoia, no Japão.

Fato ou Boato?

O conteúdo é falso e não se baseia em publicações feitas pela empresa. Um das imagens compartilhadas na internet trata-se, inclusive, de uma montagem feita em cima de uma notícia que, na verdade, informava sobre o início da votação na Nova Zelândia. No caso específico de Nagoia, a postagem replicou como atual uma notícia descontextualizada, que se referia originalmente ao resultado das Eleições Gerais de 2018.

Embora os Boletins de Urna (BUs) – relatórios impressos que contêm o total de votos registrados no equipamento – tenham sido emitidos logo após o término da votação em algumas cidades estrangeiras, o resultado da totalização (soma) dos votos provenientes das urnas localizadas em seções eleitorais do Brasil e do exterior só começou às 17h do horário de Brasília.

Sendo assim, qualquer resultado divulgado de votação antes da totalização oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser considerado duvidoso.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo