Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / TSE não vendeu eleição de São Paulo para candidato da esquerda

COMPARTILHAR

TSE não vendeu eleição de São Paulo para candidato da esquerda

Tribunal esclarece que, após análise dos dados da votação, é possível constatar estabilidade no resultado desde o fechamento das urnas até a conclusão da totalização

Publicado em 18/11/2020 às 17:15, atualizado em 18/09/2022 às 11:29

TSE não vendeu eleição de São Paulo para candidato da esquerda

Em relação a vídeos e publicações que questionaram o resultado da eleição na cidade de São Paulo por conta do percentual estável ao longo da apuração dos votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que, após análise dos dados da votação, é possível constatar estabilidade no resultado desde o fechamento das urnas até a conclusão da totalização.

Sobre os questionamentos, e a pedido da imprensa, o Tribunal torna públicos os dados brutos sobre a marcha da apuração e os gráficos feitos com intervalos regulares (gráficos 1 e 2) e irregulares (gráfico 3), elaborados pelo corpo técnico.

O TSE ressalta que, ao final da votação, cada urna eletrônica emitiu um Boletim de Urna (BU), em cinco vias, que contém a quantidade de votos registrados para cada candidato ou partido político. Qualquer pessoa pode solicitar acesso ao documento para conferência dos dados.

Veja como foi a evolução dos votos em São Paulo no 1º turno das Eleições 2020.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo