Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Urnas não foram apreendidas em Serafina Corrêa preenchidas com 81% dos votos para candidato à Presidência

COMPARTILHAR

Urnas não foram apreendidas em Serafina Corrêa preenchidas com 81% dos votos para candidato à Presidência

Fake recicla dois boatos antigos que circularam na época das Eleições Gerais de 2018

Publicado em 01/10/2022 às 20:15, atualizado em 02/10/2022 às 20:33

Urnas não foram apreendidas em Serafina Corrêa preenchidas com 81% dos votos para candidato à Presidência

Circulou nas redes sociais uma versão nova de um boato antigo já desmentido pela Justiça Eleitoral e pelas agências de checagem nas Eleições Gerais de 2018. Agora, a notícia falsa afirma que a rádio Odisseia FM 104.9 teria anunciado a apreensão de quatro urnas eletrônicas na cidade de Serafina Corrêa (RS), às vésperas do pleito de 2022.

Ainda segundo a corrente de WhatsApp, três dos quatro equipamentos apreendidos pela Brigada Militar da localidade estavam com 81% dos votos preenchidos para um dos candidatos que concorrem à Presidência da República na Eleições Gerais de 2022.

Fato ou Boato?

Como já adiantamos o assunto já rodou as redes sociais há quatro anos e voltou para assombrar eleitoras e eleitores desavisados em 2022. A diferença é de que, naquele pleito, o boato indicava outro candidato que disputava o mesmo cargo como beneficiário da suposta fraude.

Zerésima comprova que não há votos nas urnas eletrônicas

Antes de a votação começar é emitido um documento chamado “zerésima”, que atesta a atesta a inexistência de voto registrado na urna eletrônica para qualquer dos candidatos da disputa. O relatório é impresso logo após o procedimento de inicialização da urna e deve ser assinado pelo presidente ou pela presidente da seção eleitoral, mesárias, mesários e fiscais de partidos, federações e coligações que estiverem presentes na seção eleitoral.

Imagem também foi reciclada

A imagem que vem acompanhada do texto mentiroso foi reciclada de outra notícia falsa compartilhada nas últimas eleições gerais e que, curiosamente, se tratava do mesmo tema. Naquela época, o boato, que utilizava a mesma fotografia que circula atualmente nas redes sociais, afirmava que as urnas eletrônicas teriam sido apreendidas em blitz realizada Polícia Militar do Amazonas.

A acusação também era falsa: os policiais apenas fotografaram um veículo que fazia o transporte das urnas eletrônicas de Autazes até a capital do Estado, Manaus. Os equipamentos estavam sendo levados para manutenção para um servidor efetivo da Justiça Eleitoral e não havia nenhuma irregularidade no procedimento.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo