COMPARTILHAR
Vídeo faz alegação falsa sobre redução de votos de candidata em Palmas (TO)
A contagem dos votos pode ser feita por qualquer eleitor, a partir dos votos apurados no momento da impressão do Boletim de Urna, logo após o encerramento da votação
Publicado em 18/11/2020 às 10:55, atualizado em 18/09/2022 às 11:34
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins esclarece que o processo eleitoral é totalmente transparente e que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores.
Para conferir a lisura do processo, basta comparar a soma dos resultados dos boletins de urna, impressos na frente dos fiscais de partidos, ainda na seção eleitoral, com os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral.
Como funciona:
Ao final da votação, todas as seções eleitorais imprimem um Boletim de Urna (BU). Este relatório contém os votos inseridos em cada urna eletrônica e é um documento público. Uma cópia dele é afixada na seção e outra é entregue aos fiscais de partido que solicitarem.
Depois da eleição, a Justiça Eleitoral publica todos os boletins na internet para que qualquer um possa conferir o seu conteúdo.
Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre o boletim publicado na internet, basta consultar o boletim impresso que o fiscal do seu partido recebeu em todas as seções eleitorais, eliminando qualquer dúvida quanto a lisura dos resultados.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Candidata a vereadora de Palmas/TO teve seus votos reduzidos de 1111 para 58?
-
É falso que os votos de uma candidata no Tocantins tenham reduzido ao longo da apuração | Checamos
-
Candidata a vereadora em Palmas não perdeu votos durante apuração; imagem foi editada | Aos Fatos