Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Vídeo não mostra "urna adulterada" dentro de caminhonete particular em Fortaleza (CE)

COMPARTILHAR

Vídeo não mostra "urna adulterada" dentro de caminhonete particular em Fortaleza (CE)

Material que circula em redes sociais diz que urnas filmadas na caçamba de uma picape estariam sendo levadas por cabos eleitorais de candidato do PDT à prefeitura

Publicado em 29/11/2020 às 17:30, atualizado em 18/09/2022 às 11:00

Vídeo não mostra "urna adulterada" dentro de caminhonete particular em Fortaleza (CE)

Um vídeo que circula nas redes sociais alega que urnas filmadas na caçamba de uma picape estariam sendo levadas por cabos eleitorais de Sarto, candidato do PDT à prefeitura de Fortaleza (CE) em 2020. A informação é falsa. No dia 15 de novembro de 2020 (1º turno da eleição daquele ano), o veículo filmado carregava urnas de contingência, que são as reservadas para repor equipamentos com problemas no dia da eleição, e não tem qualquer relação com o candidato. Por áudio no WhatsApp, a Assessoria de Imprensa do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) informou que o carro pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), do Governo Federal, e estava a serviço da Justiça Eleitoral.

No caso, uma urna da seção eleitoral 141, localizada na escola Professor César Campelo, em Fortaleza, apresentou problemas. Conforme registrado em ata, os fiscais relataram que o TRE foi acionado e, como procedimento padrão, enviou uma urna de contingência para substituir o equipamento com falhas. 

Às 11h16, enquanto os técnicos do TRE instalavam o novo equipamento, uma eleitora avistou o veículo que transportava esta e outras urnas e alegou se tratar de um “carro particular”. “Não compreendendo o trabalho realizado pelos técnicos e nem a situação (…), [a eleitora] disse que todos os servidores do TRE, os mesários da seção, estavam fraudando os votos”, segundoinformaram os fiscais em ata. “Na hora da troca da urna com defeito, os servidores do TRE convidaram dois eleitores que estavam na fila para acompanhar a substituição”, diz o documento.

Ana Cristina Rodrigues, auxiliar de eleição convocada pela Zona Eleitoral 85, aparece no vídeo. Ela informou que o carro estava devidamente adesivado como pertencente ao Dnocs, a serviço da Justiça Eleitoral. “Eu mostrei para ela [a autora do vídeo] e para os policiais que ela já tinha chamado que estavam aqui perto, para ver que era urna de reposição, que é um procedimento normal, obrigatório por lei”, disse. “Ela filmou, editou, e deixou só a parte que interessava. Ela cortou minha fala, em que eu expliquei tudo isso”, relata. 

O TRE-CE confirmou que o carro usado para prestar apoio no dia da eleição estava adesivado, indicando que atuava a serviço da Justiça Eleitoral.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo