COMPARTILHAR
Vídeo descontextualiza fala de ex-deputado para sugerir manipulação eleitoral
Após a reprodução de fala do então parlamentar, autora do material sugere que o político estaria confessando acordo com ministro do STF para manipular eleições
Publicado em 08/09/2021 às 13:55, atualizado em 18/09/2022 às 16:13
Em setembro de 2021, circulou nas redes sociais um vídeo gravado por uma mulher que reproduzia uma fala de um ex-deputado sobre a Lei da Ficha Limpa. A gravação mostra apenas a parte que o parlamentar critica a lei, que torna inelegível a candidata ou o candidato que tenha condenação em segunda instância.
Após a reprodução, a mulher sugere que o deputado estaria confessando acordo com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para manipular as eleições, e pergunta: “E aí, você tem alguma dúvida do que eles fazem com as urnas eletrônicas?”.
Boato desmontado pelas agências
Agências especializadas desmentiram a gravação, que descontextualizou a fala do político. Segundo a apuração feita pelos checadores, o ex-deputado fazia uma crítica à lei, associando o texto legal à atuação de procuradores da Operação Lava Jato.
Dentro desse contexto, ele afirmou que se encontraria com o ministro Gilmar Mendes para levar denúncias ao conhecimento do magistrado. No entanto, na época em que o vídeo foi gravado, o ministro não integrava mais o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pela coordenação dos trabalhos eleitorais no país.
Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo
-
Vídeo distorce fala para sugerir que STF poderia manipular eleição
-
Fala de ex-deputado petista é tirada de contexto para sugerir fraude em urnas